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Avaliação Institucional

Avaliação Institucional

O que é?

A avaliação institucional é um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) atendendo LEI nº 10.861.

Objetivo

A avaliação institucional tem como objetivo assegurar o processo nacional de avaliação das instituições de educação superior, dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico de seus estudantes, nos termos do art. 9º, VI, VIII e IX, da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.

Finalidade

Está relacionada com: à melhoria da qualidade da educação superior; à orientação da expansão de sua oferta; ao aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social; ao aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das instituições de educação superior, por meio da valorização de sua missão pública, da promoção dos valores democráticos, do respeito à diferença e à diversidade, da afirmação da autonomia e da identidade institucional.

Etapas

O SINAES, ao promover a avaliação de instituições, de cursos e de desempenho dos estudantes, deverá assegurar:

I - avaliação institucional, interna e externa, contemplando a análise global e integrada das dimensões, estruturas, relações, compromisso social, atividades, finalidades e responsabilidades sociais das instituições de educação superior e de seus cursos;

II - o caráter público de todos os procedimentos, dados e resultados dos processos avaliativos;

III - o respeito à identidade e à diversidade de instituições e de cursos;

IV - a participação do corpo discente, docente e técnico administrativo das instituições de educação superior, e da sociedade civil, por meio de suas representações.

 

Dimensões da avaliação

A avaliação das instituições de educação superior terá por objetivo identificar o seu perfil e o significado de sua atuação, por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores, considerando as diferentes dimensões institucionais, dentre elas obrigatoriamente as seguintes:

I - a missão e o plano de desenvolvimento institucional;

II - a política para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação, a extensão e as respectivas formas de operacionalização, incluídos os procedimentos para estímulo à produção acadêmica, as bolsas de pesquisa, de monitoria e demais modalidades;

III - a responsabilidade social da instituição, considerada especialmente no que se refere à sua contribuição em relação à inclusão social, ao desenvolvimento econômico e social, à defesa do meio ambiente, da memória cultural, da produção artística e do patrimônio cultural;

IV - a comunicação com a sociedade;

V - as políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e do corpo técnico-administrativo, seu aperfeiçoamento, desenvolvimento profissional e suas condições de trabalho;

VI - organização e gestão da instituição, especialmente o funcionamento e representatividade dos colegiados, sua independência e autonomia na relação com a mantenedora, e a participação dos segmentos da comunidade universitária nos processos decisórios;

VII - infraestrutura física, especialmente a de ensino e de pesquisa, biblioteca, recursos de informação e comunicação;

VIII - planejamento e avaliação, especialmente os processos, resultados e eficácia da autoavaliação institucional;

IX - políticas de atendimento aos estudantes;

X - sustentabilidade financeira, tendo em vista o significado social da continuidade dos compromissos na oferta da educação superior.

 

Para o SINAES, a avaliação é composta de:

1)   avaliação interna (autoavaliação): coordenada pela Comissão Própria de Avaliação - CPA da IES e orientada pelas diretrizes e roteiro da autoavaliação institucional da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior o CONAES;

 

2)    avaliação externa: realizada por comissões designadas pelo INEP, conforme as diretrizes estabelecidas pela CONAES.

3) Avaliação dos Cursos de Graduação: Avalia os cursos de graduação através de instrumentos e procedimentos que incluem visitas in loco por comissões externas.

 4) Avaliação do Desempenho dos Estudantes (ENADE): aferirá o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação, suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.

 

COMPOSIÇÃO CPA

Faculdade de São Marcos
Direção Geral
Portaria nº 05, de 10 de agosto de 2016, conforme alterações ata nº3/2016.
 
Coordenadora: Rafael  Sortica de Bittencorut

Odeson Panosso – Docente (CCO)
Geraldo Sandri – Docente (ADM)
Alessandra Debovi Lisboa – Discente (ADM)
Jéssica Aver Melara – Discente (CCO)
Lilian Alessio - Representante da Sociedade Civil
Jordana Bombana – Representante do Administrativo da IES
 
 

 





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