Faculdade de São Marcos

Segunda a Sexta-feira das 13h30min às 22h.
Telefone (54) 3291 1710
contato@facsaomarcos.com.br

Instituição

 A Faculdade de São Marcos (FACSM) é uma unidade de ensino superior, com sede na cidade de São Marcos, na Serra Gaúcha que oferece os cursos de graduação em Administração e Ciências Contábeis, além de cursos de extensão em diversas áreas do conhecimento. A instituição é credenciada pelo Ministério da Educação (MEC), portaria 1371 de 23/11/2012.

 A FACSM foi fundada em 17 de maio de 2013 em São Marcos, e abrange os municípios de Campestre da Serra, Caxias do Sul, Flores da Cunha, Antônio Prado e Vacaria. O propósito da Instituição é auxiliar no processo de desenvolvimento e transformação da comunidade na qual está inserida e procura firmar-se e afirmar através da educação, buscando substancial produção de conhecimentos. Pois, somente o conhecimento, reflexão e crítica possibilitam a integração das dimensões individual e coletiva, gerando competência e criatividade e, portanto, desenvolvimento humano.

O projeto de criação da instituição nasceu com o intuito de proporcionar à comunidade são-marquense e regional a busca e aperfeiçoamento do conhecimento. A Faculdade de São Marcos marca uma nova era no processo educacional do município de São Marcos e região.  

Os professores da FACSM estão aptos a tornar estudantes em excelentes profissionais, capazes de atuar de maneira itinerante, estratégica e criativa. Nossa infraestrutura é adequada para receber os alunos, nos dois cursos de graduação e nos de extensão existentes. Com salas amplas, material didático disponível na Biblioteca da instituição, além de laboratórios com equipamentos modernos e qualificados que auxiliam no resultado final do conhecimento.

Missão: Oferecer uma educação inovadora com qualidade, tanto no conteúdo como nos meios de ensino, buscando sempre a formação do cidadão e a contribuição para o desenvolvimento regional.

 

Visão: A Faculdade de São Marcos - FACSM, como instituição produtora e socializadora do conhecimento, pressupõe a definição de uma política a ser incorporada a seu projeto institucional, que requer a implementação de princípios e ações, dentre estas: 

a) Administrativas:

 - Desenvolver uma atuação ativa, orientada para médio e longo prazo, em substituição à atuação reativa, que se orienta apenas pelo curto prazo e pelas pressões do cotidiano;

 - A clareza do seu papel social, como protagonista no processo de transformação social.

 

b) Pedagógicas

 - A valorização e o incentivo ao desenvolvimento do saber técnico-científico-cultural vinculado aos valores éticos; 

-  A recuperação da sua função crítico-cultural. 

 

c) Qualidade do Ensino Superior

- Diversificar e aperfeiçoar as formas de acesso; 

- Melhorar a articulação da Instituição com o sistema produtivo, instâncias públicas e privadas e, por esta via, exercer um papel decisivo no desenvolvimento local e regional, buscando sempre a excelência do ensino e o desenvolvimento aplicado às necessidades da sociedade, por meio, do comprometimento com políticas públicas. 

d) Qualidade na formação profissional:

- Qualidade formal, que diz respeito ao conteúdo específico de cada curso; 

- Qualidade social, que corresponde ao envolvimento crítico com as necessidades da sociedade;

 - Formar com qualidade os cidadãos que irão construir o futuro da região.

e) Aperfeiçoamento profissional:

 - Expandir a pós-graduação; 

- Incrementar o intercâmbio com instituições nacionais e internacionais, com vistas a intensificar a troca de experiências, a formação e a realização conjunta de pesquisas e de projetos na área acadêmica.

 

Princípios Filosóficos: A Faculdade de São Marcos define os princípios norteadores de sua prática e filosofia de trabalho, como Instituição de Ensino Superior, através de três linhas:

 - Conhecimento como conceito de inovação, mudança e transformação. 

- O Ser humano como agente de sua história, tendo como relevância a valorização da cidadania.

- A busca do conhecimento profissional e emancipatório, pautado na ética, responsabilidade social e solidariedade.





portal do aluno e professor
Cursos Faculdade São Marcos

Newsletter